Bolsas de estudo e pesquisa no Canadá têm inscrições abertas para 2017/2018


O Programa Futuros Líderes nas Américas está com inscrições abertas para bolsas de estudo ou pesquisa no Canadá para acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado. As inscrições estão abertas até 25 de abril, prazo final para a apresentação das candidaturas por parte das instituições canadenses.

O programa em inglês oferecido é Emerging Leaders in the Americas Program (Elap). Para concorrer a uma das bolsas da edição 2017-2018, é preciso estar matriculado regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil. Para o nível de graduação, é necessário que haja um acordo de cooperação prévio entre a instituição brasileira e a instituição canadense.

A prioridade é contemplar bolsistas que tenham como tema de estudo disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico. Para mestrado ou doutorado, em caso de não haver intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições canadenses e brasileiras.

O valor da bolsa concedida depende da duração e do nível de estudo. O valor da bolsa para estudantes de graduação é de $ 7.200 CAN por um período mínimo de quatro meses ou um período acadêmico de estudo ou pesquisa; e $ 9.700 CAN para alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) por um período de cinco a seis meses de estudo ou pesquisa. Mais informações estão disponíveis no site.

Na FURG, a Assessoria de Relações Internacionais encaminhará a documentação necessária dos candidatos interessados em estudos na Trent University ou na Memorial University Newfoundland, duas instituições com quem a FURG mantêm acordo de cooperação.

Os interessados devem apresentar a documentação solicitada na Reinter (prédio da Reitoria) impreterivelmente até 17 de abril, às 17h30. A documentação deve ser entregue digitalizada em formato .pdf e também impressa. No que se refere especificamente à "Carta de Intenções", o estudante deve atentar para as seguintes exigências: ser escrita em no mínimo duas laudas; apresentar inglês/francês claro e expressando bom conhecimento da língua. A carta deve ser digitalizada apresentando cabeçalho e, por fim, sendo devidamente assinada pelo candidato.

Estudantes da graduação devem atentar, ainda para o expresso na Deliberação 064/2013 que dispõe sobre opção da Mobilidade Estudantil pelos estudantes de graduação da FURG.

 

via FURG

Deadline: April 25, 2017

Como de costume, todas informações sobre a Bolsa podem ser encontradas no link abaixo:

http://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng