justintrudeau6401

Agência Efe / Arquivo

Em um comunicado oficial, Trudeau classificou o Fidel como “um líder maior do que a vida, que serviu seu povo por quase meio século”, assim como “um lendário orador e revolucionário” que “promoveu significativas melhorias à educação e à saúde em sua nação insular”.


“Embora seja uma figura controversa, tanto os apoiadores como os detratores de Castro reconhecem seus grandes amor e dedicação ao povo cubano, que guardam uma profunda e eterna afeição por ‘El Comandante’”, disse o premiê canadense.

Ele lembrou a amizade do líder cubano com seu pai, o ex-primeiro-ministro Pierre Trudeau, que foi o primeiro líder ocidental a visitar Cuba após a Revolução, em janeiro de 1976. O premiê canadense contou que conheceu Fidel em 2000, no enterro de seu pai, cujo caixão o comandante cubano ajudou a carregar. “Meu pai tinha muito orgulho em tê-lo como amigo”, disse Trudeau.

 



“Nós nos unimos ao povo cubano hoje no luto pela perda de seu extraordinário líder”, finalizou o primeiro-ministro canadense em nome da população de seu país.

Leia a seguir a íntegra do comunicado de Justin Trudeau, traduzido para o português:


“Foi com muita tristeza que eu soube hoje da morte do mais longevo presidente de Cuba.

Fidel Castro foi um líder maior do que a vida, que serviu seu povo por quase meio século. Um lendário orador e revolucionário, Castro promoveu significativas melhorias à educação e à saúde em sua nação insular.


Embora seja uma figura controversa, tanto os apoiadores como os detratores de Castro reconhecem seus grandes amor e dedicação ao povo cubano, que guardam uma profunda e eterna afeição por ‘El Comandante’.


Meu pai tinha muito orgulho em tê-lo como amigo e eu tive a oportunidade de conhecer Fidel quando meu pai morreu. Foi também uma grande honra conhecer seus três filhos e seu irmão, o presidente Raúl Castro, durante minha visita recente a Cuba.


Em nome de todos os canadenses, Sophie e eu oferecemos nossas mais sentidas condolências à família, aos amigos e aos muitos, muitos apoiadores de Castro. Nós nos unimos ao povo cubano hoje no luto pela perda de seu extraordinário líder.”

Via Opera Mundi